sexta-feira, 30 de março de 2012

Jogos Vorazes

Poxa, mais de um mês sem postar nada aqui, tenho que voltar aos hábitos. Poisé, quem leu o título ja deve ter uma ideia sobre o que vai ter no post de hoje.
Bem, quem fica muito tempo na interwebz, ou tem o mínimo de cultura pop ou literária ja deve ter ouvido falar em The Hunger Games, ou como é o nome por aqui, Jogos Vorazes, uma trilogia de livros lançada por Suzanne Collins. Vou dar uma sinopse do que seria:

    Em um mundo onde não existem mais os Estados Unidos, surge na América do Norte um país de nome Panem, dividido originalmente em 19 distritos, e comandado pela Capital, ou o Capitólio. A Capital governava Panem de uma forma autoritária e repressiva, e dessa forma surgiu insatisfação dos habitantes. em pouco tempo, surgiu uma revolta contra a Capital, liderada pelo 13º Distrito. Porém, mesmo com os distritos unidos, o poder da Capital ainda era muito grande, e a revolta foi derrotada. Isso atiçou ainda mais o autoritarismo da Capital. Como punição, devastou totalmente o 13º distrito, deixando apenas destroços e cinzas, e pros outros 12 distritos uma punição tão horrível quanto a do 13º. Como punição, a cada ano, a Capital sorteia um casal de adolescentes entre 12 e 18 anos de cada distrito, que passarão a serem chamados de Tributos, para lutarem até a morte em uma arena, em uma disputa de nome a qual é chamada Jogos Vorazes, que dá nome a trilogia. Nessa disputa, apenas um sai vivo, e como "sinal de gratidão" a Capital torna o vencedor rico no distrito em que vive, enquanto o resto do mesmo continua na miséria. E toda a disputa é transmitida pela televisão, onde as pessoas de cada distrito vêem os Tributos lutarem e morrerem.


    73 anos anos depois, vive no distrito 12, um dos mais pobres, uma menina de 16 anos, chamada Katniss Everdeen. Ela é a protagonista. Devido à morte de seu pai, ela teve que aprender a caçar ilegalmente e vender o que consegue no mercado negro do distrito, para sustentar a família dela, já que a mãe entrou em depressão desde a morte do pai, e não faz mais nada desde então, e a sua irmã menor, Primrose, ou só Prim, como é chamada pela irmã. O Seu parceiro de caças às vezes é Gale, um garoto, mais velho que ela, que também luta pra sustentar a família. A vida de Katniss ganha mais uma preocupação na 74ª edição dos Jogos Vorazes. A sua irmã menor, Prim, vai ser colocada pra sorteio pela primeira vez, e Katniss torce com todas as forças para que isso não aconteça. Porém torcer não adianta. No dia da Colheita dos Tributos, o nome de Prim é chamado, e num momento de desespero, Katniss se voluntaria para ir no lugar da irmã. E assim ela é levada. E como se já não bastasse, o menino escolhido para ir junto dela é Peeta Mellark, o filho do dono da padaria, que ajudou Katniss anos antes, porém a mesma acha que ele não se lembra dela. Assim, os dois são enviados para a capital para se prepararem para disputar a vitória com outros 22 Tributos na 74ª edição dos Jogos Vorazes. 


Poisé, eu dei um resuminho da história do primeiro livro. O mesmo livro virou filme e foi lançado nessa última sexta-feira, com o mesmo nome. Eu assisti um dia depois, e tenho que admitir, a versão ficou bem fiel ao livro apesar de algumas partes. Como protagonistas do filme temos Jennifer Lawrence como Katniss, Liam Hemsworth como Gale e Josh Hutcherson como Peeta. Abaixo, fotos dos livros da série, poster do filme e imagens dos atores:


Jennifer Lawrence, Katniss
Josh Hutcherson, Peeta
Liam Hemsworth, Gale

Poisé, falei muito aqui, mas é mais ou menos isso. O Livro é melhor que o filme, claro, mas ambas as histórias são boas, até porque as histórias são praticamente idênticas. Eu só recomendo comprar o livro e ler, ou ir pros cinemas da vida enquanto dá tempo, antes que saia de cartaz.

And May The Odds Be Ever At Your Favour

Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário